Passou no outro dia por mim um miúdo que não teria mais que dez anos. Vinha a cantar o ‘Yellow Submarine’, dos Beatles. É por isto que tenho esta opinião:
Os Beatles são a maior banda de sempre.
Para mim são também a melhor, mas alguns não concordam porque ‘gostos não se discutem, e o que eu gosto é diferente do que tu gostas, e não me podes obrigar a ouvir o mesmo que tu ouves’, e blá blá blá, todos os clichés politicamente correctos que muitas pessoas dizem com um ar arreliado e indignado, porque não se podem questionar gostos alheios, dizem elas.
Voltando ao miúdo. É espantoso ver alguém cantar uma música de um CD trinta anos mais velho que ele, de uma banda que provavelmente não conhece, mas que ouviu em algum lado e ficou no ouvido. E isto só acontece com os Beatles, porque nenhuma criança cantarola o ‘Satisfaction’ dos Rolling Stones, ou assobia o solo de guitarra do ‘Shine On You Crazy Diamond’ dos Pink Floyd. E são também grandes bandas e grandes músicas. Mas só os Beatles conseguem pôr pessoas a cantar uma música que não conhecem. Já fazem parte do cancioneiro popular (belo termo, tipo crítico do música do Ypsilon, que são intelectuais e incompreendidos). E isto torna-os a maior banda de sempre.
E agora era uma boa altura para postar uma música, mas confesso que entre todas não consigo escolher uma que seja a melhor. Por isso deixo ao critério do leitor a escolha.
Trinta anos mais velho, querias tu dizer.
ResponderExcluirLet it be.